"Sou amigo(a) de quem é meu amigo?"
- Célia Alvarenga
- 12 de nov. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de nov. de 2018
Comecei esse artigo te fazendo uma pergunta, que te leva a refletir. "Você é amigo de quem é seu amigo?" Muitas pessoas reclamam dizendo: " Tenho poucos amigos", outros dizem; "Não tenho amigos" e "Nos dias atuais não dá pra confiar em ninguém".
Mas você já parou pra pensar se Você, tem sido amigo de quem é seu amigo?
No dicionário Online Português o significado de Amigo é: Indivíduo com quem se tem uma relação de amizade, de afeto, de companheirismo: tem muitos amigos.
Significado de Amizade: Afeição, estima, dedicação recíproca entre pessoas: laços de amizade. Por isso comecei o artigo te perguntando, se você é amigo de quem é seu amigo.
Amizade é ter parceria, é fidelidade, é compreensão, é ter respeito pelo outro. O problema das pessoas é que elas querem que o Outro seja amigo delas, mas não estão dispostas a ser amigo. A verdadeira amizade é uma coisa bonita e gostosa de viver.
É uma troca mútua, é você ter liberdade pra falar o que pensa, é pedir perdão quando errar e ser perdoado pelo amigo,é dar conselho sobre aquilo que você pensa ser o melhor, é querer o bem para o outro, como se você estivesse em seu lugar, é ter disposição para ouvir o outro nas suas necessidades e angústias.
Assim como todo relacionamento exige entrega, investimento, dedicação e tempo, na amizade não é diferente. E há aqueles que mantém certa "amizade" com fulano e beltrano, por total interesse próprio. Porque fulano tem dinheiro, porque fulano é amigo de beltrano que tem uma boa posição na sociedade e no futuro isso pode me trazer algum benefício,isso não é amizade. É interesse!
Quem enxerga o outro visando os benefícios que a outra pessoa pode trazer, não sabe o que é amizade. Se você não sabe guardar segredo, não consegue querer o bem para o próximo, não tem a humildade para pedir perdão quando comete algum erro, não sabe perdoar, não é disposto a ouvir e ser fiel, você não pode ser amigo de ninguém! E consequentemente, também não precisa esperar o mesmo dos outros, não é mesmo? Naturalmente a gente sabe e conhece quem é verdadeiramente amigo, pela prioridade que nos dá, ou pela falta dela. E há pessoas que temos a certeza de que não é nosso amigo, porque o seu comportamento deixa isso claro pra nós e nesses casos o melhor é não insistir. Não estou falando de não conversar ou não cumprimentar a pessoa, afinal educação é fundamental.
As vezes perdemos a chance de viver um relacionamento de amizade verdadeiro porque julgamos o outro sem ao menos conhecer ou não estamos abertos e dispostos a dar uma chance para aquela amizade. Ou não damos valor para aquela pessoa que tem se mostrado nosso amigo, mas que não pode nos oferecer alguma vantagem além da sua amizade, outras vezes não estamos dispostos a oferecer a mesma troca que o outro está doando a nós...
Vale a pena pensar um pouco sobre isso e refletir consigo mesmo, sobre o tipo de amigo que você tem sido. Se faça a essa pergunta: Você gostaria de ter um amigo como você?
Se sim ótimo! Se não, ainda dá tempo de mudar o que você tem feito de errado e quem sabe resgatar aquele amigo que era mesmo seu amigo e você não valorizou, ou cuidar melhor daqui pra frente de quem Deus tem colocado na sua vida.
Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e nas suas redes sociais!
Um grande abraço, até breve!
Célia Alvarenga
*Não leu o Artigo Anterior? Segue o link: https://papeandocomcelia.wixsite.com/celiaalvarenga/blog/vale-a-pena-comprar-produtos-usados
Comments