top of page

Coloque limites

  • Foto do escritor: Célia Alvarenga
    Célia Alvarenga
  • 16 de jan. de 2019
  • 3 min de leitura

Para tudo nessa vida é necessário ter controle, ter limites. O limite existe para não deixar que algo ou alguém passe daquele contorno. Por exemplo as águas de uma piscina tem o limite da borda, onde ela deve permanecer dentro daquele limite, se alguém esquece a mangueira ligada, a água transborda causando grande transtorno, invadindo o espaço exterior.


Segundo o Dicionário Online de Português a palavra limite significa:

Fronteira; linha que, real ou imaginária, delimita e separa um território de outro.


Se existem limites ele deve ser respeitado e quando isso não acontece, há grandes problemas, seja em qualquer área da nossa vida. O limite é tão importante e necessário que governos, pagam grupos de pessoas especializadas para sempre avaliar e checar se alguém está passando dos limites impostos, por exemplo as polícias, o exército e as leis impostas dentro de um país e a pessoa que ousa extrapolar os limites é punida, tudo isso acontece em prol do respeito e da ordem geral.

Na nossa vida não é diferente, para mantermos a ordem e o respeito temos que colocar e estabelecer limites, seja na nossa casa, na família, no casamento e nas amizades, sem respeitar esses limites a coisa não dá certo e não tem como andar pra frente!

É necessário um amigo respeitar o espaço do outro, assim como no casamento, tem que haver respeito mútuo, onde o limite é respeitado!

Se dentro de um casamento ambos fazem o que querem sem consultar um ao outro, saem sem dizer onde e com quem está indo e atropela os limites básico do respeito, não tem como esse casamento funcionar. Assim também é na amizade e dentro da família.

Com Deus não é diferente, não tem como você servir a Deus a sua maneira, é necessário respeitar os limites imposto por Ele. Se você não respeitar, estará enganando a si mesmo e as vezes os outros (por pouco tempo), mas a Deus não! Não tem dois termos, ou você serve a Deus ou não O serve! Praticar o que a Palavra Dele condena, não faz de você um servo, mas um transgressor. E lembre-se é você quem precisa Dele, Ele sem você continua sendo DEUS!

Ele te ama, mas você não pode servi-lo, segundo os seus pensamentos! Tem que haver respeito e obediência a Sua Palavra, e é nas Sagradas Escrituras que Ele já disse o que quer de você, leia, aprenda, pratique e respeite!

Não é porque se está em família que não é necessário ter limites, é preciso sim! Seus irmãos devem respeitar o seu espaço, e dentro de uma casa é preciso seguir as regras daquele lugar.

Eu não posso chegar na casa de um parente ou amigo abrindo a geladeira sem permissão, entrando para dentro do quarto sem ser convidado e proferindo palavras vulgares, tem que ter limites, tem que haver respeito!

Por outro lado, temos sim o direito e o dever de impor certos limites, mas também é de extrema necessidade respeitar o limite do outro! Tem um frase que diz: "o meu direito termina quando começa o do outro" e vice e versa...

Muitas das vezes o outro passa dos nossos limites até sem perceber de forma inconsciente e outras vezes, de forma consciente mesmo, mas em todos os casos uma conversa franca e amigável pode resolver o problema. Chame a pessoa em particular e diga: fulano, você fez isso e isso comigo não foi legal, não achei certo e eu fiquei chateado com você por isso.

Se o fulano for uma pessoa madura, ela vai te entender e se desculpar e tudo fica bem!

Mas tem pessoas que não aceitam ser contrariadas de forma alguma e grita, fica bravo e passa a ter ódio de você por ter dito isso. Mas se você não está errado o problema é dele que é infantil e não sabe resolver as coisas como um adulto e com maturidade. Nesses casos se você não está errado não abra mão dos seus direitos para manter uma amizade em que não há respeito.

No casamento não é diferente, quando o esposo ou a esposa, passa dos limites, com amor e uma boa conversa é possível consertar o que aconteceu de errado e seguir em frente, mas também esteja disposto a respeitar os limites do seu cônjugue.

Outras vezes para o nosso próprio bem, temos que colocar e praticar certas regras sobre nós mesmos, como por exemplo, se eu sei que certos alimentos prejudica a minha saúde, eu tenho que colocar limites ao meu consumo, comer de mais também, então tenho que me auto controlar e colocar limites na minha prórpria vida! Lembre-se,onde há respeito há paz!

Se gostou desse artigo , compartilhe com seus amigos e nas suas redes sociais!


Um grande abraço, até breve!

Célia Alvarenga



*Não leu o Artigo Anterior? Segue o link:

https://papeandocomcelia.wixsite.com/celiaalvarenga/blog/saiba-identificar-os-aproveitadores-fique-de-olho


Comments


Post: Blog2_Post
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page