A Tragédia de Brumadinho e a importância de se criar filhos que tenha Amor a Vida do Próximo
- Célia Alvarenga
- 8 de fev. de 2019
- 3 min de leitura
De novo se repete no cenário das Minas Gerais mais uma tragédia envolvendo Barragens da Mineradora Vale. O que foi demorado anos e anos para se edificar em uma fração de segundos e minutos, tudo foi por água abaixo, ou melhor por lama abaixo!
Novamente se repetiu o que aconteceu em Mariana, tudo por irresponsabilidade e negligência por parte da mesma empresa e outra vez, vidas sendo ceifadas da pior maneira possível, famílias inteiras assoladas, rios sendo destruídos, um total desrespeito com o Ser Humano e a Natureza. O mundo inteiro se comoveu desde a primeira ocorrência em Mariana e isso não serviu para que a empresa tomassem as medidas de segurança para que não se repetisse.
Está sendo investigado a negligência por parte de engenheiros que sabiam do perigo vigente, mas que por "motivos pessoais" e escolha própria decidiram assinar alegando que a Barragem era "segura" e não oferecia risco de rompimento e a Vale também ciente do perigo decidiu ignorar os riscos não tomando medidas de segurança. Esses engenheiros e os responsáveis pela empresa que sabiam do risco e ignorou, não se importou com a vida de seus funcionários, com a vida da população vizinha a barragem e nem com a natureza, que está sendo destruída a cada dia mais.
Tudo isso é muito revoltante, mas voltando ao título do nosso texto é essa a reflexão que quero deixar, você já pensou na importância de se criar filhos que saiba respeitar o próximo, filhos que tenha respeito pelo ser humano independente da cor, raça, religião, opção sexual, status financeiros, formação acadêmica, cultura, etc. Pais, é dever seu ensinar seus filhos que saiba amar o próximo, a respeitar, a chegar num local a dar bom dia, a não discriminar a quem quer que seja, é dever seu criar filhos que desde cedo se preocupem e respeitem a Vida!
Mas ensinar não é só falar, ensinamos muito mais com exemplos e atitudes do que com palavras, não adianta você falar a eles sobre o respeito e amor ao próximo, se ele te vê maltratando o rapaz que coleta o lixo, a faxineira que limpa a sua casa, se você trata com diferença a moça que faz a limpeza do seu escritório... Se tivermos o pensamento, a responsabilidade e o compromisso de passar para nossos filhos a importância que a vida do outro tem, o Valor que a vida representa, tragédias como essas que ocorreram em Mariana e Brumadinho não se repetirão mais. Pois teremos no mundo pessoas que tem Respeito e Amor pela Vida independentemente de quem quer que seja.
É dever dos pais ensinarem seus filhos desde cedo, sobre esses preceitos, e isso se aprende em casa, temos que ter o compromisso de entregar para o mundo pessoas responsáveis e que valorizam e respeitem a vida! O Mestre nos deixou um Mandamento a ser praticado e ensinado!
"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas". Mateus Capítulo 22 Versículos 37 a 40
Se esses engenheiros e os responsáveis pela empresa tivessem esse pensamento em relação o ao seu próximo, teriam tomado medidas urgentes para que não acontecesse o pior. Eles teriam se colocado no lugar do outro e tudo isso não teria acontecido. Se nós amar e ensinar esse Amor aos nossos filhos o mundo ficará melhor para Todos!
Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e nas suas redes sociais!
Um grande abraço, até breve!
Célia Alvarenga
*Não leu o Artigo Anterior? Segue o link:
https://papeandocomcelia.wixsite.com/celiaalvarenga/blog/o-foco-certo
Commentaires