Doença do Pombo (Criptococose)
- Célia Alvarenga
- 31 de out. de 2019
- 1 min de leitura
O QUE É
A Criptococose mais conhecida como doença do pombo é causa por fungos do gênero Cryptococcus. Os fungos desse gênero vivem em fezes de pombos.
SINTOMAS
A doença causa sintomas parecidos com os da gripe e gera febre, dor de cabeça, náuseas e fraqueza podendo também causar problemas pulmonares graves afetando o Sistema Nervoso Central e consequentemente causando Meningite Subaguda ou Crônica sendo esta uma inflamação das meninges (membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal causando sintomas como rigidez da nuca, sensibilidade à luz, confusão mental e risco de morte.
PREVENÇÃO
Lavar bem as frutas e verduras. Cuidar sempre da limpeza de telhados ou realizar se necessário a troca de telhados contaminados pelas fezes dos pombos mas com os devidos cuidados usando máscaras para que evite a inalação de fungos e antes molhar as fezes e usar detergentes para a descontaminação do local. Evitar ficar alimentando pombos pois quando eles se aglomeram em um determinado local aumenta o risco de contaminação. E quando estiver perto de pombos prender a respiração quando estes forem voar.
TRATAMENTO
É feito com antifungicos
Em caso de dúvidas procure um médico da sua confiança e lembre-se com saúde não dá pra vacilar! Se gostou desse artigo compartilhe com os seus amigos e nas suas redes sociais!
Um grande abraço, até breve!
Ronan Henrique de Oliveira Alves
Bacharel em Enfermagem
*Não leu o Artigo Anterior? Segue o link:
Comments