O mal de Chagas
- Célia Alvarenga
- 29 de mar. de 2019
- 1 min de leitura
A História
O Brasil é um pais com grandes dimensões territoriais, alguns estados brasileiros apresentam clima quente, outros clima frio, há Estados bem desenvolvidos e outros sem desenvolvimento, nesse cenário encontramos a presença de uma doença que vem atacando a população que vive na precariedade. No ano de 1907, o médico e sanitarista brasileiro Carlos Chagas descobriu através de exames laboratoriais a presença de protozoários denominados Tripanossomos cruzi no intestino de um inseto chamado barbeiro. Esse inseto (barbeiro) suga o sangue de pessoas e animais e defeca no local da picada, as fezes contaminadas com protozoários Tripanossomos Cruzi entram na corrente sanguínea e se multiplicam causando a doença descoberta por Carlos Chagas que foi batizada como Doença de Chagas. A doença de Chagas causa problemas cardíacos,neurológicos e digestivos.
SINTOMAS
Pessoas acometidas podem apresentar insuficiência cardíaca, demência,problemas sensoriais e motoras e também Megacólon e dilatação do esôfago além de outras complicações.
PREVENÇÃO
A prevenção da doença é feita através da eliminação do inseto transmissor chamado barbeiro, como investir na construção de casas de alvenaria pois o barbeiro gosta de habitar frestas de casa de pau a pique, melhorias de condições de saneamento básico e melhor higienização de alimento (a doença pode ser transmitida por fezes ou barbeiros triturados em alimentos).
Em caso de dúvidas tendo um ou mais sintomas citados acima procure um médico.
Com saúde não dá para vacilar!
Se gostou desse artigo compartilhe com os seus amigos e nas suas redes sociais!
Um grande abraço, até breve!
Ronan Henrique de Oliveira Alves
Bacharel em Enfermagem
*Não leu o Artigo Anterior? Segue o link:
Comments